O que é e como ativar o motor de cobranças?

Criada por Moraes Vinicius, Modificado em Qua, 22 Mai na (o) 11:09 AM por Bruno Bilesimo

Olá! Neste tutorial você irá aprender o que é e como ativar o motor de cobranças!

O motor de cobranças é um assistente de reivindicações financeiras, mediante retentativas de cobrança e mensagens de recuperação para contas a receber vencidas. Na prática, ele será seu funcionário de recuperação de crédito.



O processo completo do motor de cobranças é composto por dois ciclos: os Ciclos de Retentativas e de Recuperação. O primeiro ciclo do motor, o Ciclo de Retentativas, nada mais é que retentar a cobrança no cartão do aluno. Em continuidade, o segundo ciclo do motor, o Ciclo de Recuperação, consiste no envio de e-mail com notificação push alertando sobre a inadimplência e disponibilizando link de pagamento Next Fit Pay.

Com o motor de cobranças, você irá estimular a redução de inadimplência por rejeições da operadora do cartão ou por esquecimento de pagamento do PIX ou Boleto, e evitará o desconforto de fazer cobranças pessoalmente.





Como ativar o Motor de Cobranças?


Para ativar o Motor de cobranças, acesse Configurações e desça até o Motor de cobranças. Em sequência, habilite o recurso em "Ativação do motor de cobrança".

Não esqueça de selecionar os Métodos de pagamento alternativos, que estarão disponíveis no link de pagamento Next Fit Pay do Ciclo de Recuperação. É necessário escolher pelo menos um nas opções de Cartão de crédito, PIX e Boleto.


Asseguramos que o motor de cobranças só irá entrar em ação para as transações efetuadas após a sua ativação, não atingindo inadimplências anteriores.



Habilitando o Motor de cobranças para recebimentos padrões


Na mesma página, é opcional também ativar o motor de cobranças para "Recebimentos padrões". Com essa funcionalidade, o motor atingirá os títulos financeiros originados da venda de contratos do tipo Padrão (não recorrente), mesmo que tenha sido clicado para RECEBER DEPOIS na etapa de recebimento da venda.


Habilite o Motor de cobranças para recebimento padrão acessando Configurações, indo até o Motor de cobranças ativo e habilitando a função Recebimentos padrões.






Como funciona o motor de cobrança?


O motor de cobrança, se ativo, iniciará seus ciclos caso haja um título financeiro vencido em aberto. O processo completo do motor de cobranças é composto por dois ciclos: os Ciclos de Retentativas e de Recuperação.


Se a inadimplência teve origem em tenha ocorrido por cobrança rejeitada pelo banco emissor do cartão (ex: saldo insuficiente), o motor iniciará pelo primeiro ciclo, o Ciclo de Retentativas, fazendo três retentativas de cobrança subsequentes. 


Caso as três retentativas de cobranças não sejam exitosas, o motor de cobrança avançará para o segundo ciclo, o Ciclo de Recuperação, fazendo três tentativas de recuperação por link de pagamento e notificações push com envio de e-mail.


Porém, se o método de pagamento do título era Boleto ou Pix, ou a rejeição impossibilita nova cobrança, o motor de cobrança aplicará apenas o Clico de Recuperação.



Ciclo de Retentativas (apenas para cartão de crédito)


1ª Retentativa de Cobrança → 1 dia após o vencimento do título financeiro; 

2ª Retentativa de Cobrança → 2 dias após a 1ª retentativa de cobrança; 

3ª Retentativa de Cobrança → 4 dias após a 2ª retentativa de cobrança.



Ciclo de Recuperação


1ª Tentativa de Recuperação → 2 dias após o vencimento do título financeiro ou da 3ª Retentativa de Cobrança; 

2ª Tentativa de Recuperação → 4 dias após a 1ª Tentativa de Recuperação; 

3ª Tentativa de Recuperação → 6 dias após a 2ª Tentativa de Recuperação.



Observação 1: Durante o ciclo de retentativas do motor de cobrança, o aluno permanecerá em situação bloqueado e o título financeiro vencido terá situação “Em andamento”, na cor roxa. Durante o ciclo de recuperação, o título financeiro terá situação “Aberto” e o aluno continuará bloqueado. Após a finalização dos ciclos do motor de cobrança, e não tendo êxito na recuperação, o aluno será mantido bloqueado por inadimplência, e o título financeiro restará em situação “Aberto”, na cor amarela.


Observação 2: o ciclo de retentativas será aplicado apenas para títulos financeiros com método de pagamento do cartão de crédito.  


Observação 3: simultaneamente ao retentar a cobrança no cartão de crédito, o Next Fit notificará o cliente por e-mail e notificação push sobre a inadimplência e uma possível tentativa futura. 


Observação 4: dependendo da mensagem de rejeição do banco emissor do cartão do aluno, o ciclo de retentativas não será aplicado.


Observação 5o ciclo de recuperação será o primeiro ciclo do motor de cobranças para títulos financeiros com método de pagamento PIX ou Boleto. 


Observação 6: o ciclo de recuperação será o segundo ciclo do motor de cobranças para títulos financeiros com método de pagamento Cartão de crédito.


Observação 7: por padrão, sempre quando uma transação é cancelada, o aluno recebe um e-mail informando que não possível efetuar o pagamento. Nos casos em que o motor de cobrança estiver ativo, esse e-mail será substituído pelo do motor de cobrança.


Observação 8: o aluno poderá parcelar no cartão de crédito (tomando o limite) pelo link de recuperação, conforme as regras do método de pagamento do Cartão - Next Fit Pay (em Administrativo > Métodos de pagamento).





Exemplos de funcionamento do motor de cobranças



Exemplo 1: cobrança de cartão de crédito rejeitada por limite indisponível


O título financeiro recorrente tem vencimento em 10/01 (dia 0) com cobrança programada no cartão de crédito. Neste dia, a cobrança é rejeitada pelo motivo "Limite de crédito não está disponível para esta compra. Revise o limite autorizado para compras online deste cartão.".


Então se inicia o primeiro Ciclo de Retentativas. O motor de cobranças retenterá pela primeira vez a cobrança em 11/01 (dia 1). Se o pagamento ainda não for autorizado, ainda haverá a segunda retentativa em 13/01 (dia 3) e a terceira retentativa em 17/01 (dia 7). 



Se o pagamento ainda não for autorizado na terceira retentativa em 17/01 (dia 7 das retentativas e dia 0 da recuperação), o motor avançará para o segundo Ciclo de Recuperação. 


Então, o motor irá fazer a primeira tentativa de recuperação em 19/01 (dia 2), encaminhando notificação push com e-mail, disponibilizando link de pagamento. Se o pagamento ainda não for realizado, ainda haverá a segunda tentativa de recuperação em 23/01 (dia 6) e a terceira tentativa de recuperação em 29/01 (dia 12).



Não recuperando o crédito, o aluno será bloqueado, e o título restará em Aberto. Caso em alguma das etapas acima, a cobrança seja aceita ou o aluno pague o título, este ficará Ativo, e o título Recebimento.




Exemplo 2: boleto não pago no vencimento


O título financeiro recorrente tem vencimento em 10/01 (dia 0) pelo método de pagamento Boleto do Next Fit Pay. Se o boleto não foi pago pelo aluno, o motor iniciará diretamente o Ciclo de Recuperação. 


Então, o motor irá fazer a primeira tentativa de recuperação em 12/01 (dia 2), encaminhando notificação push com e-mail, disponibilizando link de pagamento. Se o pagamento ainda não for realizado, ainda haverá a segunda tentativa de recuperação em 16/01 (dia 6) e a terceira tentativa de recuperação em 22/01 (dia 12).



Não recuperando o crédito, o aluno será bloqueado, e o título restará em Aberto. Caso em alguma das etapas acima, o aluno pague o título, este ficará Ativo, e o título Recebido.





Sugestão - Alterar valor mínimo de parcela no cartão


Na etapa de recuperação, o motor de cobranças envia um link de pagamento ao cliente, que permite realizar o pagamento nos três métodos do Next Fit Pay. Caso selecione o método cartão, o mesmo poderá efetuar o parcelamento dessa mensalidade.


Para evitar que o aluno realize o procedimento, sugerimos que coloque um valor mínimo por parcela nos pagamentos pelo Next Fit Pay - Cartão. Pode ser colocado um valor acima da metade do preço da mensalidade, dessa forma será impossível parcelar o pagamento.


Por exemplo, em um contrato cuja mensalidade seja R$ 100,00, coloque o valor mínimo por parcela sendo R$ 51,00 ou mais. Dessa forma será impossível parcelar o pagamento de uma mensalidade. Leve em consideração o contrato de maior valor por parcela para configurar o valor mínimo.


Você pode configurar acessando Administrativo > Métodos de pagamento > Cartão de crédito > Next Fit Pay - Cartão > Editar.


Neste caminho, você pode realizar a alteração do Valor mínimo por parcela *, referente ao valor mínimo de cada parcela ao realizar um parcelamento no cartão do cliente, e salve em SALVAR. 





Relembre sobre o Next Fit Pay


O que é o Next Fit Pay? (Geral)

Como criar e vender um contrato recorrente?


Veja também sobre o Next Fit Pay


Como fazer um recebimento padrão pelo Next Fit Pay?

Como antecipar o saldo futuro no Next Fit Pay?

Como enviar um link de pagamento Next Fit Pay? 

Como receber na recorrência de forma personalizada?

Como alterar o vencimento de um título financeiro do Next Fit Pay?
Como receber na recorrência por Boleto, PIX e Cartão de Crédito? 



E qualquer dúvida, entre em contato com o nosso time de suporte. 

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo